Institucional
A Secretaria do Turismo do Ceará foi criada em junho 1995 com a missão de fortalecer o Estado como destino turístico nacional e internacional, de forma sustentável, com foco na geração de emprego e renda, na inclusão social e na melhoria de vida do cearense.
A Setur procura desenvolver o turismo em harmonia com o crescimento econômico, a preservação ambiental, a responsabilidade social e o fortalecimento da identidade e dos valores culturais. Para tanto, a secretaria desenvolve ações de capacitação e qualificação dos segmentos envolvidos na cadeia produtiva do setor. O órgão tem consolidado parcerias com setores públicos e privados, captando negócios e investimentos para o desenvolvimento da infra-estrutura e o crescimento sócio-econômico. O Estado desenvolve, ainda, ações de marketing em parceria com o trade turístico e operadoras nos mercados nacional e internacional.
Competências da Secretaria do Turismo do estado do Ceará
I – Planejar coordenar, executar, fiscalizar, promover, informar, integrar e supervisionar as atividades pertinentes ao turismo, fomentar o seu desenvolvimento através de investimentos locais, nacionais e estrangeiros;
II – Realizar a capacitação e qualificação do segmento envolvido com o turismo;
IiI – Implantar as políticas do Governo no setor;
IV – Estimular o turismo de negócios, serviços e o ecoturismo;
V – Em parceria com as Secretarias da Justiça e Cidadania e da Segurança Pública e Defesa Social a elaboração e implementação de política específica para combate
permanente ao turismo sexual;
VI – Exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do Regulamento.
Ações da Secretaria do Turismo do Ceará:
Desenvolvimento de destinos e produtos turísticos
O Programa de Desenvolvimento de Destinos e Produtos Turísticos visa a ordenar as atividades turísticas no Estado, diversificando a oferta de produtos com as especificidades de cada região ou município turístico. O programa abrange as seguintes ações:
– Organização territorial regionalizada;
– Planejamento e a criação de produtos e destinos em diversas regiões para descentralizar a atividade turística;
– Desenvolvimento de potencialidades turísticas regionais;
– Qualificação e regularização de prestação de serviços;
– Capacitação de profissionais para o turismo;
– Gestão descentralizada.
Marketing turístico
Coordenadoria de Promoção e Marketing visa consolidar e conquistar novos mercados. O Marketing Turístico procura diminuir a sazonalidade e incentivar o mercado de eventos. Dentre as ações, estão:
– Divulgar e venda do destino Ceará em eventos especializados em turismo;
– Comercializar produtos turísticos, junto ao mercado nacional e internacional em parceria com operadoras e agências de viagens;
– Ampliar o acesso aéreo e marítimo para o Ceará;
– Produzir e veicular campanhas publicitárias e material promocional;
– Divulgar produtos e serviços que fortaleçam a interiorização do turismo;
– Apoiar e captar eventos.
Captação de Investimentos
O objetivo do Programa de Captação de Investimentos é incrementar a oferta turística através da atração de investimentos e ampliação de negócios turísticos no Estado. As ações são as seguintes:
– Atrair investimentos, orientar investidores e promover parcerias de parcerias;
– Realizar articulação entre investidores, órgãos públicos e privados para viabilizar e agilizar processos de investimento e financiamento;
– Apoiar canais de financiamento para implantação de equipamentos turísticos de pequeno e médio portes;
– Promover articulações com organismos nacionais e internacionais para identificar projetos com interesse para parcerias, captação de recursos externos, ampliação de mercado e estímulo à transferência de tecnologia;
– Estimular a divulgação de oportunidades de investimentos no Ceará através da mídia;
– Incentivar a participação do empresariado em eventos específicos do turismo.
Prodetur
O Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR) visa a estruturar os municípios da região Costa do Sol Poente a partir de ações que contribuem para o equilíbrio entre natureza e espaços construídos. O programa também apóia os setores produtivos e culturais, estimulando atividades públicas e privadas. Em 2005, começa a segunda fase, o Prodetur II, que complementa ações da primeira fase e contempla outros dez municípios: Aquiraz, Cruz, Itarema, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja e Viçosa do Ceará. Dentre as ações do Prodetur, estão:
– Fortalecimento da capacidade municipal para gestão do turismo;
– Proteção e conservação dos recursos naturais e culturais;
– Urbanização de áreas turísticas;
– Complementação de rodovias;
– Construção do Aeroporto Internacional Pinto Martins;
– Ampliação e implantação do sistema de esgotamento sanitário e abastecimento d’água;
– Conscientização da população e capacitação de profissionais da área do turismo;
– Elaboração de plano de marketing e desenvolvimento turístico.
Planejamento estratégico
As ações de planejamento estratégico visam:
– Elaborar estudos e pesquisas para o desenvolvimento do turismo;
– Elaborar e monitorar os indicadores e agregados turísticos;
– Definir diretrizes e metas para o turismo do Estado.
Conselho Estadual do Turismo
O Conselho Estadual do Turismo – CETUR – foi criado em 1971 pela Lei nº 9.511 com o objetivo de sugerir diretrizes gerais para o desenvolvimento turístico do Ceará e de propor soluções concernentes a essa atividade. O conselho sempre é presidido pelo Secretário Estadual do Turismo.
Ao longo da sua atuação, o Conselho procura:
– Fornecer subsídios ao Governo do Estado do Ceará para a formulação de políticas e programas, visando ao desenvolvimento do turismo cearense;
– Atuar em estreita articulação com entidades de classe do setor turístico, órgãos, instituições públicas e privadas, que exerçam atividades relacionadas ao turismo;
– Propor critérios para concessão de estímulos governamentais à organização, expansão, modernização e aumento do fluxo turístico para o estado do Ceará;
– Sugerir os meios necessários à atualização e aperfeiçoamento profissional dos dirigentes e do pessoal técnico-administrativo do setor turístico;
– Conhecer os planos de desenvolvimento do turismo cearense, emitindo opinião sobre os mesmos;
– Sugerir medidas referentes à expansão de serviços turísticos no território do Estado;
– Tomar conhecimento dos convênios de interesse turístico, firmados pelo Estado com outras instituições;
– Colaborar com sugestões para a elaboração do calendário turístico do Estado;
– Opinar sobre os assuntos de interesse turístico que lhe forem submetidos pelo Presidente do Conselho, ou por qualquer outro Conselheiro.
Além de exercer tais competências necessárias ao cumprimento de sua finalidade, o CETUR é a instância deliberativa do estado prévia ao encaminhamento das demandas e/ou projetos ao Ministério do Turismo, por determinação deste.
O conselho é formado atualmente por representantes de diversas instituições públicas e privadas, com abrangência suficiente para que as decisões tomadas atendam aos mais variados setores da sociedade econômica e socialmente.
Periodicamente o conselho realiza reuniões, com a participação dos seus representantes, cujas atas são públicas e disponibilizadas neste site para divulgação.
Quem é quem
Secretários(as), Servidores e Organograma
Yrwana Albuquerque Guerra
SECRETÁRIA DO TURISMO
Jonas Dezidoro da Silva Filho
SECRETÁRIO EXECUTIVO DO TURISMO
Camila de Oliveira e Lima
SECRETÁRIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO INTERNA
Fábio Araújo de Lima
ASSESSOR JURÍDICO - ASJUR
Rafael Carvalho Fernandes Pereira
COORDENADORA DE DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS TURÍSTICOS
Thiago Marques
COORDENADOR DE PROMOÇÃO E MARKETING
Luiz Carlos da Costa
COORDENADOR DE QUALIFICAÇÃO DOS DESTINOS E PRODUTOS TURÍSTICOS
Luiz Mauro Aragão Rosa
UNIDADE DE GERENCIAMENTO DE PROJETO - UGP/PROINFTUR
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Endereço
Avenida Washington Soares, 999 – Edifício Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste – Portão E – 2º Mezanino
Edson Queiroz – Fortaleza – Ceará – CEP: 60811-341
Telefone
(85) 3195.0200
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