Plano de Marketing

 

O Estudo de Mercado dos Polos Turísticos do Estado do Ceará é parte componente do PRODETUR Ceará, tendo abarcado os três polos que fazem parte do programa: Litoral Leste, Chapada da Ibiapaba e Maciço do Baturité. Executado durante o ano de 2011, o estudo é pioneiro no mercado turístico brasileiro, abarcando pesquisas e estudos junto a diferentes atores do setor de turismo: operadores, demanda atual, demanda potencial, oferta turística e concorrência.

 

A pesquisa de demanda potencial, que utilizou o método de preferências declaradas, é inédita no setor de turismo brasileiro. O resultado das pesquisas e estudos forneceu as bases para a elaboração de um estudo de compatibilização entre oferta e demanda turística, que permitiu a seleção dos destinos e investimentos prioritários em cada um dos polos. Os principais resultados dos Estudos de Mercado são apresentados na sequência.

 

POLO LITORAL LESTE

 

O que leva os visitantes ao Polo Litoral Leste hoje?

 

O Polo Litoral Leste tem atualmente grande inserção na carteira de produto dos operadores nacionais e internacionais.
Os visitantes do Polo são atraídos principalmente por sol e praia (mais de 55% dos entrevistados).
O banho de sol e de mar são as principais atividades realizadas durante as visitas aos destinos do Polo. Atividades complementares ainda são escassas.

 

Quem é o turista recebido pelo Polo Litoral Leste hoje?

 

Perfil das viagens

 

O público doméstico normalmente utiliza avião e viaja com família, amigos ou em casais, em grupos de até quatro pessoas. O público internacional utiliza avião e viaja em grupos de amigos e família ou sozinho, normalmente em grupos menores, com até três pessoas.
Mais de 40% do público é excursionista, ou seja, apenas passa o dia no Polo. Hotéis e pousadas são os principais meios de hospedagem utilizados no Polo (mais de 65% dos visitantes).
A maior parte das viagens é independente. 40% dos visitantes domésticos e 20% dos internacionais utilizam serviços de agências de viagem.

 

Principais emissores

 

Doméstico: São Paulo (23%)
Internacional: Itália (39%)

 

Duração das viagens

 

4,17 dias (média)

 

Gasto médio do público visitante (diário e per capita)

 

R$ 115,99

 

 

Conhecimento do destino

 

A taxa de retorno ao Polo Litoral Leste é significativa:

 

Mais de 64% dos turistas domésticos já tinham visitado o Polo.
Mais de 50% dos turistas internacionais já tinham visitado o Polo.

 

A indicação de amigos e parentes e o conhecimento prévio do destino são as principais formas de obter informação sobre o Polo Litoral Leste.