Índice da atividade turística cearense segue operando acima do nacional e cresce 15,2% no primeiro trimestre do ano

7 de junho de 2023 - 15:44

Texto: Eliezio - Ascom Setur | Foto: Ascom Setur

No primeiro trimestre do ano, o turismo cearense cresceu cerca de 15,2%, mesmo diante de uma base elevada verificada em igual período de 2022, quando apresentou índice de 47,7%. O desempenho da atividade, de acordo com o Instituto Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), superou o índice nacional que registrou alta de 11%.

Os dados fazem parte do Enfoque Econômico (Nº 254) – Desempenho do Índice de Atividades Turísticas do Ceará no Primeiro Trimestre de 2023, trabalho publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece.

Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas do Ipece e autor do estudo, afirma que o turismo cearense foi mais impactado ao longo pela crise sanitária (Covid -19), em 2020 e 2021, mas que, a partir de julho de 2022, o índice da atividade segue operando acima do nacional bem como acima do período pandêmico (fevereiro de 2020). “Em janeiro de 2023, o turismo cearense estava 38% acima de fevereiro de 2020 tendo, por sua vez, em fevereiro de 2023 ficado abaixo 5% para então ficar no mesmo patamar em março utilizando essa mesma base de comparação. Já o Brasil opera 12% em março de 2023, quando comparado a fevereiro de 2020”.

A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, comemora a boa notícia. “Podemos afirmar, categoricamente, que estamos na retomada plena do turismo cearense e os números provam isso. Nos alegra ainda mais identificar que o desempenho do estado segue acima da média nacional, o que comprova nossa excelente infraestrutura turística e a qualidade dos atrativos, além da política de promoção executada que tem atraído muitos visitantes do mundo todo, impactando positivamente na geração de emprego e renda em nosso destino”, frisa.

O indicador é construído a partir da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a PMS é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas.