Voo inaugural Fortaleza/Madrid tem início nesta segunda-feira (19) com três frequências semanais

20 de janeiro de 2026 - 10:50

Texto: João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil | Fotos: Carlos Gibaja - Casa Civil

A operação será às segundas, quintas e sábados e contará com ampliação progressiva ao longo de 2026

A partir desta segunda-feira (19), os cearenses terão acesso a um dos maiores hubs aéreos da Europa: Madrid. O voo direto para a capital espanhola, por meio da empresa Iberia, acontece inicialmente às segundas, quintas e sábados, com uma ampliação progressiva programada para 2026.

A primeira aeronave vinda da Espanha pousou em Fortaleza, aproximadamente às 17h, desta segunda. O avião, inclusive, recebeu o famoso “batismo”. A cerimônia, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do secretário do Turismo, Eduardo Bismarck; entre outras autoridades.

“Nos vamos vivenciar um outro momento da economia no Brasil com essa nova conexão econômica do Mercosul com a UE. Não tenho nenhuma dúvida que estamos dando um passo muito importante, importante para o turismo e também para a economia cearense. Quero agradecer a todos e todas que fazem o Turismo do Ceará. Estamos juntos, cada vez mais oportunizando o nosso povo”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O novo voo foi anunciado ainda em março de 2025 pelo chefe do Executivo Estadual. A partir de abril, a rota passa a contar com cinco frequências semanais, ampliando a oferta de assentos e as opções de conexão para passageiros que partem do Ceará e de outras regiões do Brasil.

Eduardo Bismarck explicou como o voo Fortaleza/Madrid foi desenhado e projetou a injeção de recursos na economia cearense. “Essa rota é fruto de um trabalho estratégico, profissional, com apoio do nosso governador. Nós crescemos não só no turismo internacional, mas também no doméstico. Em 2025, anunciamos quatro voos novos internacionais e todos estão com excelentes aceitações. Somente esse voo com a Iberia, o turismo cearense vai ultrapassar mais de R$ 120 milhões ao final de 2026”, comentou.

A implantação da rota é resultado da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a Embratur e a Iberia, dentro da estratégia de fortalecimento da internacionalização do turismo cearense e da atração de novos fluxos de visitantes europeus.

Novas oportunidades

Agente de viagens, Caroline Oliveira, foi uma das cearenses a aproveitar o primeiro voo direto Fortaleza-Madri. “Ter esse voo é muito bom, é mais uma possibilidade de ir para a Europa e conhecer novos países. Também sei que isso vai impulsionar toda a economia do estado”, disse.

Yasmin Alves escolheu o novo voo saindo de Fortaleza para Madri para ser sua primeira viagem internacional. A jovem fortalezense não escondeu a alegria. “Tenho certeza que esse voo vai atrair muitas pessoas. Com esse voo direto, não só a gente poderá conhecer Madri, como também os espanhóis virão para cá conhecer a nossa maravilhosa cidade. Estou muito feliz”, comentou.