Ceará recebe primeiro voo da Iberia, direto de Madri, nesta segunda, 19 de janeiro
19 de janeiro de 2026 - 15:04
TEXTO: ASCOM CE / FOTO: IBERIA/DIVULGAÇÃO
O Ceará passa a integrar oficialmente a malha aérea internacional da companhia espanhola Iberia com a chegada do voo inaugural que liga, de forma direta, Fortaleza a Madrid, nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. A nova rota marca um momento histórico para a conectividade do Estado com a Europa e amplia a presença do Ceará nos principais mercados emissores de turistas internacionais. O voo foi anunciado em março de 2025 pelo governador Elmano de Freitas.
A operação terá início com três frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, com chegadas às 16h50 e partidas às 18h20 e contará com ampliação progressiva ao longo de 2026. A partir de 12 de abril, cinco frequências semanais, ampliando a oferta de assentos e as opções de conexão para passageiros que partem do Ceará e de outras regiões do Brasil.
A implantação da rota é resultado da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a Embratur e a Iberia, dentro da estratégia de fortalecimento da internacionalização do turismo cearense e da atração de novos fluxos de visitantes europeus.
De acordo com o Governador Elmano de Freitas, é fundamental para o Ceará a incorporação dos voos da Iberia entre Fortaleza e Madrid neste momento de consolidação do turismo internacional no estado. “Temos confiança de que essa parceria vai fortalecer muito nosso estado e já nos leva a projetar números ainda mais fortes que os do ano passado, quando o Ceará recebeu um total de 3,48 milhões de turistas, representando aumento de 8,35% em relação a 2024. Além de todo o impacto econômico da ampliação do fluxo de passageiros no nosso estado, a posição geográfica favorável do Ceará também terá papel relevante para o deslocamento de passageiros de outros estados do Norte e Nordeste via Iberia, realizando um impulsionamento regional com essas novas frequências aéreas”
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321XLR, modelo de última geração voltado para rotas de longa distância, com maior eficiência operacional e conforto aos passageiros. A expectativa é de impactos positivos na cadeia produtiva do turismo, especialmente nos setores de hotelaria, serviços, gastronomia e comércio.
O secretário do turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destaca este novo voo como uma grande oportunidade para o Ceará ampliar a atração de turistas, fortalecer a geração de negócios e abrir ainda mais as portas para novos investimentos. “Por determinação do Governador, mantemos um diálogo permanente e próximo com Iberia, porque entendemos que a conectividade é estratégica para o desenvolvimento do turismo e da economia cearense. Estamos muito felizes com a chegada deste primeiro voo e seguiremos trabalhando para que o Ceará receba bem esses visitantes, promovendo o nosso Estado nos mercados internacionais e garantindo que essa nova rota seja um grande sucesso. Não tenho dúvidas de que será.”
A ligação direta com Madrid, um dos principais hubs aéreos da Europa, amplia o alcance internacional do Ceará e facilita o acesso a dezenas de destinos europeus e de outros continentes atendidos pela malha da Iberia, fortalecendo a posição do Aeroporto Internacional Pinto Martins como ponto estratégico para voos internacionais no Nordeste.
Estamos muito felizes com o início dessa nova rota internacional com a companhia Iberia, pois consolida o Aeroporto de Fortaleza como um importante hub de entrada do Brasil para a Europa. Seguiremos empenhados em oferecer excelência operacional e a melhor infraestrutura aeroportuária”, cita Pedro Navega, gerente de aviação comercial da Fraport Brasil.
“A abertura da rota de Fortaleza representa um novo e importante marco em nossa operação no Brasil, pois, com esse novo destino que inauguramos hoje, passamos a contar com voos para quatro cidades, o que nos permitirá oferecer neste ano uma capacidade totalmente recorde no Brasil, além de ser o único país da América Latina que conta com voos para quatro aeroportos distintos. Tudo isso demonstra que a aposta da Iberia no Brasil é muito forte e continuará sendo no futuro”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial e de Desenvolvimento de Rede e Alianças da Iberia.
Com a chegada do voo Fortaleza–Madrid, o Ceará reforça sua política de internacionalização do turismo, amplia sua visibilidade no cenário global e consolida sua estratégia de atrair visitantes, investimentos e novas oportunidades de desenvolvimento para o Estado.
