Turismo no Ceará cresce 6,9% em julho de 2025 e supera média nacional pelo sexto mês consecutivo

17 de setembro de 2025 - 15:36

Texto e foto: ASCOM SETUR CE

O Estado ficou em 3º lugar no ranking do Brasil e em 1º no Nordeste

O turismo do Ceará mantém trajetória consistente de crescimento e apresenta desempenho superior às médias nacional e regional. De acordo com o Índice de Volume das Atividades Turísticas do IBGE, em julho, durante a alta estação de 2025, o Ceará avançou 6,9% acima do crescimento médio nacional, de 3,3%, ficando à frente de outros estados nordestinos, ocupando assim o 1° lugar na região e o 3° no Brasil.

 

Pelo sexto mês consecutivo, o Ceará apresenta números acima da média nacional. Em julho, o crescimento do Estado foi de 6,9%, frente à média do Brasil, 3,3% e do Nordeste, 0,3%. Essa trajetória positiva vem sendo registrada desde fevereiro, quando o Ceará avançou 8,0%, enquanto o Brasil, 7,2%. Em março, o desempenho foi ainda mais expressivo: 14,7% e 6,0% da média nacional. Em abril, o Estado cresceu 11,3%, acima dos 9,2% do Brasil. Já em maio, manteve o ritmo com 10,7%, enquanto o nacional ficou em 10,6%. Em junho, a diferença se repetiu: 5,7% no Ceará e 4,1% nacional. E agora, em julho, novamente o Ceará se destacou com 6,9%, superando mais que o dobro da média nacional, 3,3%.

 

De acordo com o secretário Eduardo Bismarck, o governador Elmano tem conduzido uma política de fortalecimento do turismo que dialoga diretamente com os setores avaliados pelo IBGE. “Estamos ampliando a conectividade, fortalecendo a rede de hospedagem, qualificando profissionais, promovendo nossa cultura e eventos, além de incentivar o lazer e o entretenimento, em um trabalho constante com o trade turístico. Esses investimentos garantem que os turistas encontrem no Ceará um destino completo e competitivo. Estamos otimistas com o avanço e seguimos com o trabalho”, destacou o secretário.

 

De acordo com o Índice, no acumulado dos últimos 12 meses o Estado registrou alta de 8,5%, superando a média do Brasil de 6,2% e do Nordeste de 5,5%, considerando os estados pesquisados da região.

 

Sobre o índice

O Índice de Volume das Atividades Turísticas, calculado pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), mede a variação na quantidade de serviços turísticos prestados no Brasil, funcionando como um “termômetro” do setor.

 

O que está incluído no índice:

•Transporte aéreo e rodoviário de passageiros

•Serviços de hospedagem (hotéis, pousadas, resorts)

•Agências de viagens e operadoras de turismo

•Serviços culturais, esportivos e de lazer

•Aluguel de veículos para turistas