Ceará atrai quase 70 mil turistas internacionais até agosto e registra crescimento histórico

10 de setembro de 2025 - 15:58

TEXTO: ASCOM SETUR / FOTO: TIAGO STILLE

O Ceará segue se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil para estrangeiros. De janeiro a agosto de 2025, o estado recebeu 69.623 turistas internacionais em voos diretos, um crescimento de 29,67% em relação ao mesmo período de 2024. Na comparação com 2023, o avanço é ainda mais expressivo, alcançando 73,28%. Esse volume já equivale a mais de 71% de toda a demanda internacional registrada no ano passado.

Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os resultados mostram uma estratégia sólida de promoção do destino e do aumento de voos internacionais para o Estado. Apenas em 2025 já foram anunciados quatro novos voos internacionais: Madri, Caiena, Montevidéu e Lisboa, pela Latam. “Este crescimento mostra que o Ceará está cada vez mais conectado com o mundo. A chegada de novos voos e a ampliação da nossa presença em diferentes mercados reforçam a importância de diversificar os caminhos que trazem turistas até nós. Essa diversidade de origens torna o fluxo mais estável, plural e sustentável ao longo do tempo. O governador Elmano de Freitas tem liderado este processo para avançar na internacionalização do turismo e os diálogos com as companhias aéreas seguem constantes. Mais turistas significa mais dinheiro injetado na economia cearense”, destacou o secretário.

Se em 2024 a maioria dos turistas internacionais vinha da Europa, agora há um cenário mais equilibrado entre diferentes continentes. A Europa segue como maior mercado emissor, com 67,79%, mas a América do Sul saltou de 10,27% para 18,40%, puxada principalmente pela Argentina e pelo Chile. A América do Norte também manteve participação relevante, com 12,78%.

Entre os países que mais enviaram turistas ao Ceará em 2025, destacam-se França (16,95%), Portugal (16,50%), Argentina (14,42%) e Estados Unidos (12,35%). Itália, Alemanha, Espanha e Chile também aparecem com participações significativas, o que confirma a diversidade dos mercados emissores. A ampliação da malha aérea internacional tem sido determinante para esse crescimento, com a inclusão de novas rotas que aproximam o Ceará de diferentes partes do mundo e facilitam a escolha do estado como destino.