Integração da Economia Azul com o turismo do Ceará entra na agenda internacional da Setur

13 de setembro de 2024 - 13:15

Texto: Ascom Setur | Foto: Divulgação/Setur CE

Na última quinta-feira (12), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participou do Fórum Canadá-Brasil, com o tema “Explorando a Transição Energética e a Economia Azul”. Realizado em Fortaleza, o evento teve como objetivo fomentar negócios e desenvolver parcerias estratégicas entre os dois países.

Com a presença de entidades nacionais e internacionais, foram discutidas questões relacionadas aos dois ecossistemas, além do progresso de projetos e iniciativas inovadoras de interesse mútuo para os mercados canadense e brasileiro.

A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, foi uma das palestrantes do segundo painel da programação, onde abordou o tema “Turismo e Economia no Ceará”.

Novas oportunidades
Durante sua apresentação, a titular da Setur destacou que a integração da Economia Azul no turismo não só contribui para a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade ambiental, mas também impulsiona o crescimento econômico ao gerar novas oportunidades de emprego e atrair turistas interessados em experiências sustentáveis.

A Setur também incluiu na pauta de discussões as ações de impacto com a participação da comunidade. Yrwana mencionou a limpeza de áreas costeiras, já realizada pela Setur em parceria com o instituto Winds For Future (W4F), além da criação de certificações para empresas de turismo que adotam práticas alinhadas aos princípios da Economia Azul.

“O turismo sustentável, aliado aos princípios da Economia Azul, é uma oportunidade única de promover o desenvolvimento econômico do Ceará de forma responsável. Ao preservarmos nossos recursos naturais, garantimos um futuro próspero para as próximas gerações e fortalecemos nossa posição como destino turístico global”, defendeu Yrwana.

Outros temas

Na ocasião, também foram discutidos temas como “Infraestrutura, Logística e Zona de Processamento de Exportação”, “Panorama da Energia Eólica Offshore no Brasil”, “Conectividade Submarina” e “Visão Geral sobre a Economia Azul no Canadá”, com a participação de representantes de diversas áreas.

O evento foi organizado pela APSV Advogados e contou com transmissão e tradução simultânea para o público canadense.