Ceará inicia discussões em torno dos mecanismos de regularização dos esportes náuticos

21 de junho de 2024 - 11:55

Texto: Ascom Setur | Fotos: SETUR - Divulgação

Entre as modalidades, o grande destaque é o kitesurf, onde atletas do mundo todo buscam o estado para praticar

Melhores práticas e normas de segurança, promoção do meio ambiente e regularização dos esportes náuticos. Estes foram alguns dos temas discutidos durante o workshop promovido pelo Sebrae-CE, em Guajiru, no município de Trairi, nesta quarta-feira (19).

Entre as modalidades, o grande destaque foi o kitesurf, responsável por atrair milhares de adeptos ao estado em busca de condições favoráveis para a prática. Essa procura ocorre, especialmente, no segundo semestre do ano, período reconhecimento como “temporada dos ventos”.

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) esteve presente no evento. Na avaliação de Yrwana Albuquerque, titular da Pasta, os esportes náuticos têm um poder transformador no litoral. “O Ceará é agraciado com os melhores ventos do mundo, o que desperta o interesse de muitos atletas pelo estado. Especialmente no segundo semestre, temos uma predominância do kitesurf em nosso litoral, movimentando toda cadeia produtiva do turismo. Avançar nessas questões é garantir cada vez mais um ambiente propício para o desenvolvimento da prática aliada ao turismo”, destaca.

Na ocasião, também foram discutidas ofertas de capacitações e modelos de gestão das atividades, sendo possível por meio do associativismo estadual ou municipal.

Participações

Além de técnicos da Setur e do Sebrae-CE, o evento contou com a participação de representantes da cadeia produtiva dos esportes náuticos, bem como associações e escolhinhas de kitesurf. Outro destaque foram as participações dos nove municípios que compõem a Rota Costa dos Ventos, que vai de Caucaia até Acaraú.