Centro de Eventos do Ceará terá, em média, um evento a cada dois dias em novembro
25 de outubro de 2023 - 15:46
Texto: Eliezio Jeffry - Ascom Setur | Foto: Ascom Setur
Novembro será mais um mês de bons resultados no Ceará com o turismo de negócios. Isso porque o Centro de Eventos do Ceará (CEC), principal equipamento do estado, terá, em média, um evento a cada dois dias em seus pavilhões.
Administrado pela Secretaria do Turismo (Setur-CE), o CEC sediará desde feiras a congressos e aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este último abrindo a agenda do mês. A expectativa é que cerca de 70 mil pessoas participem dos eventos.
A programação segue com o Siara Tech Summit, o Encontro Nacional das Assembleias Legislativas e o Fortaleza Brazil Stone Fair, voltado para os profissionais de arquitetura, design e decoração. Os com maior público devem ser a Feira do Conhecimento promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e a 20ª edição do Conescap – maior evento do setor de serviços do país. Cada um espera receber um público de 10 mil pessoas.
Além dos citados acima, o CEC também receberá eventos já aguardados no calendário anual do Ceará. Como o Bazar La Boutique, a Estética In Nordeste e a Expolog.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, lembra que o setor vive um bom momento no estado, com recorde de ocupação dos espaços e público. “O segmento de negócios do turismo é um grande gerador de emprego e renda. Vale ressaltar que o impacto não é somente durante o evento, temos a montagem e desmontagem das estruturas, o que demanda mão de obra igualmente ao período de realização. Estamos vivendo um bom momento e o Ceará está na vanguarda desse segmento na região Nordeste, isso nos orgulha bastante”.
Setor em alta
Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o setor registrou um faturamento de R$ 1,2 bilhão no mês de agosto, alcançando um crescimento de 21,7% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia.
O sólido crescimento é marcado como o sexto mês consecutivo que o turismo de negócios bate a marca de R$ 1 bilhão. De janeiro a agosto, o segmento somou mais de R$ 8,8 bilhões em faturamento, contra R$ 7,5 bilhões no mesmo período de 2019 e R$ 6,9 bilhões nos mesmos meses de 2022. A expectativa é que ao fim de 2023 o setor cresça 17% em relação ao mesmo mês de 2019.
Entre as áreas de destaque, estão a locação de veículos, com alta de 104%; de hotéis, com 34%; e dos serviços aéreos, com 16,5%.