Setur participa do Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento

5 de junho de 2023 - 17:32

Texto: Eliezio - Ascom Setur | Foto: Ascom Rancho do Peixe

A secretária Yrwana Albuquerque foi uma das convidadas do Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento, que ocorreu entre os dias 1º e 4 de junho, no Rancho do Peixe, empreendimento localizado na Praia do Preá, município de Cruz.

Além da gestora, que representou a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), o evento contou com a participação de instituições privadas, públicas, ONGS, associações e comunidade local.

A troca de experiências e conhecimentos para implantação de ações e projetos sustentáveis, em prol das regiões de Barrinha, Jericoacoara e Preá, foram os principais objetivos. Os jornalistas Zeca Camargo, Patrícia Calderon, e a nutricionista Ale Luglio, mediaram os debates.

Durante a cerimônia de abertura, Yrwana ressaltou a necessidade de todos criarem hábitos relacionados a sustentabilidade. “E quando digo isso, não me refiro apenas ao poder público, mas também ao poder privado e a comunidade. Para que todos nós possamos estar pensando e agindo com uma visão a curto prazo”.

A secretária também destacou o projeto lançado pela pasta, que, em parceria com os municípios, pretende expandir o número de Bandeiras Azuis hasteadas no Ceará. “Em todo o estado, temos apenas a Praia do Cumbuco. A secretaria lançou esse desafio para que, nos próximos dois anos, a gente tenha mais dez praias certificadas. Essa certificação garante, entre outros prontos, a qualidade das águas, o que significa segurança aos banhistas no aspecto ambiental para turistar naquele destino”.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou de forma virtual do encontro. Ornella Guzzo, diretora de sustentabilidade da Heineken; Renata Ruggiero, do instituto Iguá; e Clarice Degani, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), foram alguns dos nomes presentes.