Em apenas quatro meses, Ceará supera número de municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

18 de maio de 2023 - 16:38

Texto - Eliezio Jeffry - Ascom Setur | Foto - Gentil Barreira

No primeiro quadrimestre de 2023, o Ceará já bateu o número de municípios cadastrados no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) durante todo o ano passado. Administrada pelo Ministério do Turismo (Mtur), a ferramenta reúne destinos com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens.

Estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local. Isso porque traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.
Todo ano, os municípios devem realizar o cadastramento na plataforma. De janeiro a dezembro de 2022, o Ceará registrou 59 municípios. Já neste ano, até o mês de abril, já estão cadastrados 60 municípios. O resultado é fruto do trabalho de mobilização, auxílio e treinamento realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) que, após o cumprimento dos critérios por parte dos municípios, valida as informações.

De acordo com a secretária Yrwana Albuquerque, a expectativa até o fim do ano é que o número se aproxime da metade de municípios cearenses. “Estamos construindo uma parceria muito forte com os municípios, no sentido de auxiliá-los no desenvolvimento do turismo local. É de suma importância que os municípios contem, por exemplo, com mão de obra qualificada e excelente infraestrutura turística, pois assim conseguimos direcionar o visitante para qualquer região do estado com segurança”, ressalta.

Para fazer parte SISMAPA, o município precisa cumprir uma série de critérios. São eles: dispor de um departamento para o turismo (secretaria/fundação ou coordenação), Lei Orçamentária para o setor, ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR, formar um Conselho Municipal de Turismo e mantê-lo ativo, além de assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).