Ceará é o 5º destino turístico do país mais buscado no TikTok

28 de abril de 2023 - 16:10

Texto - Eliezio Jeffry - Ascom Setur | Foto - Breno Aôr Setur

A plataforma de vídeo TikTok tem se tornado uma fonte de inspiração para quem deseja viajar. Além das famosas dancinhas, a rede social entrega ao público vídeos e conteúdos envolvendo atrações turísticas, paisagens naturais e cartões-postais.

Na listagem dos destinos nacionais mais buscados, o Ceará aparece duas vezes no ranking doméstico, segundo levantamento da própria plataforma. O estado é o quarto colocado, com mais de 893 milhões de visualizações. Já Jericoacoara, uma das praias cearenses que atrai turistas do mundo inteiro, aparece na décima colocação com mais de 75 milhões de views.

“Em pesquisas que realizamos, já notamos esse movimento. Quando perguntamos, por exemplo, quais fatores influenciaram a motivação da viagem ao nosso destino, a internet aparece com um percentual significativo. Ficamos felizes por mais esse destaque que o nosso estado alcança, pois reforça que somos um dos destinos mais buscados na região nordeste e no país”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Viagens e Turismo

De acordo com Felipe Sintra, vertical de Turismo do TikTok no Brasil, a plataforma é uma importante aliada de destinos e marcas na aproximação com as comunidades de viajantes. Durante sua participação na Marcha dos Secretários de Turismo, realizada em Brasília, ele detalhou a pesquisa sobre Viagens e Turismo realizada pela rede social.

Cerca de 98% dos usuários acham que é importante viajar e 84% planejam fazer isso no Brasil, dentro do próprio estado (52%) ou para o exterior (41%). A maioria dos entrevistados responderam que preferem viajar em feriados (53%). No entanto, também foram destaques: o fim do ano (48%), as férias escolares (47%) e os finais de semana (33%). Cerca de 19% responderam que podem e gostam de viajar em qualquer época do ano.

Com relação aos termos mais pesquisados, “viagem trend”, “viagem casal”, “traveleiros”, “cruzeiro viagem”, “viagem com amigos”, “lugares para viajar”, “eu quero viajar”, “viagem” e “viagem de avião” aparecem no ranking. Cerca de dois milhões de buscas foram feitas.