Secretária Yrwana Albuquerque participa do primeiro dia da programação do Geodia
20 de abril de 2023 - 10:13
Texto - Eliezio Jeffry - Ascom Setur | Foto - Ascom Setur
A Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, participou nesta quarta-feira (19) do primeiro dia da programação do GEODIA 2023. Objetivo do evento, realizado nas cidades de Quixadá e Quixeramobim pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), juntamente com as 16 instituições que compõem o Grupo de Trabalho (GT) para criação do Geoparque Sertão Monumental (GSM), foi promover ações para divulgar a importância da Geodiversidade, do Geopatrimônio e das Ciências da Terra.
A abertura do evento ocorreu pela manhã, na Câmara dos Vereadores de Quixadá. Na ocasião, foi realizada uma Audiência Pública de apresentação do Geoparque Sertão Monumental (GSM), conduzida pelo professor Felipe Monteiro (IFCE).
Participaram a titular da SEMA, Vilma Freire; o prefeito Ricardo Silveira, de Quixadá e Sandra Santiago, da Autarquia do Meio Ambiente de Quixeramobim, representando o prefeito daquele município, Cirilo Pimenta. Também presentes: o presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Luiz Neto, que conduziu os trabalhos; vereadores e vereadoras; promotores do Ministério Público; técnicos do Serviço Geológico Brasileiro; Clébio Viriato, Presidente da Fundação Cultural; Mara Lopes, superintendente da AMMA, além de representantes da UECE, UFC, IFCE e Agentes Jovens Ambientais (AJAs).
Em sua participação, Yrwana ressaltou a biodiversidade do local, que contribui para o desenvolvimento de um geoturismo com ganhos para toda comunidade. “Temos o entendimento de que a gestão territorial com foco, principalmente, na sustentabilidade gera desenvolvimento regional. Portanto, temos a oportunidade de desenvolver aqui um turismo sustentável, que se conecta, por exemplo, com outras formas de turismo, como o ecoturismo, o turismo cultural e o de aventura. Estamos bastante animados com essa iniciativa e cientes que estamos dando um importante passo na criação do Geoparque Sertão Monumental (GSM)”.
A agenda seguiu com uma visita ao Museu Antônio Rabelo, em Quixeramobim. No local, conheceram o acervo de joias artesanais desenvolvidas a partir das pedras e objetos naturais da região.
No período da tarde, ocorreu a primeira reunião do GT, na Casa de Saberes Cedo Aderaldo, em Quixadá, seguida por um visita guiada as instalações do local.
Geoparque
Em 2022, a SEMA assinou portaria e instituiu o GT, de forma a criar o Geoparque cuja proposta é de uma área poligonal localizada no Sertão Central, compreendendo os municípios de Quixadá e Quixeramobim.