Turismo cearense segue ritmo de crescimento e alcança o segundo melhor desempenho do país em janeiro

18 de abril de 2023 - 09:18

Texto - Eliezio Jeffry - Ascom Setur | Foto - Ascom Setur

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a atividade turística no Ceará cresceu 7,2% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado apresentado é o segundo melhor do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul (7,5%).

Divulgada na última sexta-feira (14), a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostra também que o resultado do estado ficou acima do crescimento nacional, que foi de 0,5%.

Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o crescimento do setor gera impacto para todos os cearenses. “Quando o turismo cresce, temos impacto em toda cadeia econômica e os resultados chegam para todos. Seja para a população, com mais empregos e geração de renda, como também para o empresário que faz operar o trade em nosso estado. Esse resultado é bastante importante, pois coloca o Ceará no ranking dos estados que mais avança no turismo“, ressalta a gestora.

Comparação com 2022

Quando comparado o crescimento entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, o resultado é ainda mais expressivo. De acordo com o IBGE, o indicador no estado avançou 24%, também superando a média nacional, que foi de 12,9%.

Em termos regionais, o Ceará aparece em segundo lugar com o melhor desempenho na comparação desse cenário, atrás apenas de Minas Gerais, que registrou um avanço de 24,7%.

Entre os impulsionadores desse resultado, estão as receitas de empresas que atuam nos ramos de restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, agências de viagens, locação de automóveis, serviços de bufê, além de atividades teatrais e espetáculos.