Setur participa de oficinas para elaboração do Projeto de Gestão Compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara

10 de março de 2023 - 14:25

Texto - Eliezio Jeffry (Ascom Setur)

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) participa, nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17), das oficinas para Elaboração do Projeto de Gestão Compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara. A iniciativa busca promover o diálogo entre poder público estadual, municipal e a população na busca pelo melhor plano de gestão do destino.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (Sema), o primeiro encontro será realizado, na quinta-feira (16), às 15h, no município de Camocim. O local escolhido é a Escola Maria Stela Rocha Aguiar, localizada no distrito de Guriú. Na sexta-feira (17), às 8h, a reunião será no município de Cruz, na sede da Associação Comunitária do Preá. A última oficina ocorre e às 18h, na Escola Estadual de Educação Permanente (EEEP) Sandra Carvalho Costa, localizada no centro de Jijoca de Jericoacoara. Representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) também devem participar.

Elaborado sem diálogo com os envolvidos, o edital de concessão à iniciativa privada do Parque Nacional de Jericoacoara, que havia sido publicado em 2022, foi suspenso no último dia 7 de março pelo Governo Federal.

De acordo com a secretária Yrwana Albuquerque, a ideia é buscar alternativas para manutenção do parque com a participação de todos os interessados. “O Parque Nacional de Jericoacoara é um patrimônio do povo cearense, que recebe milhares de turistas e gera renda para a população local. É muito importante elaborar um projeto participativo, que respeite a preservação do local e promova turismo sustentável, assim como o governo do Ceará já vem realizando”.

Serviço

Oficinas para Elaboração do Projeto de Gestão Compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara

Camocim
Data: 16 de março