Bandeira Azul: Praia do Cumbuco faz história e é a primeira do Ceará a alcançar certificação

6 de outubro de 2022 - 15:41

De forma inédita, a Praia do Cumbuco, em Caucaia, alcançou a certificação Bandeira Azul 2022/2023, maior prêmio ecológico internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Destino tendência no país por atrair visitantes do mundo todo, o litoral agora se destaca como a única do estado a alcançar esse reconhecimento.

O anúncio oficial, feito pelo Instituto Ambientes em Redes, reconhece os esforços e atividades adotadas para preservação do ambiente natural. Também dá direito ao grupo de trabalho responsável pela inscrição do destino no concurso de hastear a Bandeira Azul na praia.

Para receber o selo Bandeira Azul, a praia precisou adotar critérios como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

 

 

A secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Yrwana Albuquerque, explica que o processo iniciou ainda em 2021. “Por ser um prêmio sério, com credibilidade no mundo todo, existe todo um processo a ser seguido e etapas a avançar. Fizemos a inscrição, montamos um comitê de trabalho com integrantes do terceiro setor, do Instituto do Meio Ambiente (IMAC) e membros da sociedade civil, fomos avançando e agora celebramos essa certificação. Ao longo do processo conscientizamos e realizamos ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Costumo sempre dizer que turismo e meio ambiente devem andar juntos, e esse prêmio vem para comprovar que estamos no caminho certo unindo esses dois propósitos”.

 

 

A cerimônia de hasteamento está prevista para acontecer no dia 26 de novembro, na Praia do Cumbuco. Em toda a região Nordeste, apenas três praias eram certificadas, todas elas na Bahia.