Projetos executados pela SOP ganham Prêmio de Arquitetura

22 de dezembro de 2021 - 08:57

Dois arquitetos da Superintendência de Obras Públicas do Ceará foram agraciados

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE), em solenidade realizada na Casa José de Alencar, no último sábado (18), Dia do Arquiteto, entregou o Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2021 aos melhores projetos profissionais do Ceará. A iniciativa tem como finalidade reconhecer e premiar os melhores projetos de arquitetura e urbanismo que se destacam com soluções inovadoras em 2021. Dois projetos da Superintendência de Obras Públicas (SOP) foram agraciados.

O arquiteto da SOP Márcio Roberto Silva de Castro teve seu trabalho reconhecido na categoria “Urbanismo, Planejamento e Cidade”, com o projeto de urbanização da orla de Bitupitá, no município de Barroquinha, recém-inaugurado. O projeto foi desenvolvido para a Secretaria do Turismo (Setur) e executado sob acompanhamento da SOP. A ideia era manter a identidade e cultura do lugar contando ao longo do calçadão a história da vila de pescadores.

“Isso é importante porque mostra a qualidade do serviço público. Nós, como servidores públicos, temos que entregar um produto de qualidade, inclusive na execução, pois não adiantaria fazer um projeto primoroso e a execução não ser de boa qualidade. Tanto o projeto como a execução foram muito bem-sucedidos”, relata Márcio de Castro.

O arquiteto Wagner Brito, também da SOP, foi contemplado com o prêmio, na categoria “Arquitetura de Interiores e Design”, submetendo o projeto de reforma do prédio da CeArt que foi inaugurado recentemente na praça Luiza Távora, em Fortaleza.

“Existe um certo preconceito que projetos públicos não têm qualidade, mas este prêmio mostra que não, pois temos toda a condição de desenvolver qualquer tipo de projeto, sem deixar nada a desejar para as propostas elaboradas pela iniciativa privada”, afirma Wagner Brito.

Os trabalhos premiados dos Departamentos Estaduais do IAB serão automaticamente inscritos na 1ª Premiação Nacional IAB 2021. E, por sua vez, os vencedores da etapa nacional serão os representantes brasileiros em eventos internacionais.