Secretaria do Turismo do Ceará realiza teste em servidores nesta sexta (30)

29 de outubro de 2020 - 09:17

Foto Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Como parte das ações de combate ao coronavírus, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) realizará testes de Covid19 em todos os servidores da pasta na manhã desta sexta-feira (30). A testagem será realizada em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Essa ação faz parte das iniciativas para o retorno gradual e responsável das atividades presenciais. “Essa testagem é uma forma de incentivarmos a responsabilidade de cada um dos servidores de respeitar as regras de combate ao Covid19”, ressalta o titular da Setur, Arialdo Pinho.

Ao todo serão realizados cerca de 150 testes rápidos. A aplicação dos testes ocorrerá na sala de reuniões da Setur, ambiente aberto nas instalações da pasta no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A testagem terá horário marcado para garantir o distanciamento social mínimo entre as pessoas.

Sobre o teste
O teste rápido para a Covid19 é feito com a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo e colocada em uma placa com reagente que, após 15 minutos, identifica se há ou não presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. O teste rápido não identifica, no entanto, se a infecção pelo vírus que levou à produção de anticorpos é recente ou antiga. Por isso, se o resultado do teste rápido for positivo, o trabalhador será colocado em quarentena e encaminhado para a realização do teste RT-PCR, que detecta o RNA do SARS-CoV-2 na amostra de secreção retirada da nasofaringe e indica infecção recente.