Ceará tem 643 km de obras rodoviárias em andamento

24 de julho de 2019 - 09:51

O Governo do Ceará fechou o primeiro semestre com 643 quilômetros de malha rodoviária estadual em obras. Com investimento de R$ 732 milhões, os serviços de duplicação, pavimentação e restauração fazem parte do Ceará de Ponta a Ponta. Os recursos são do Tesouro do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Superintendência de Obras Pública (SOP) e do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), através da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

O balanço do semestre aponta 33 trechos rodoviários do Ceará com obras em andamento e 200 km entregues. As duplicações em execução alcançam 123 km, com intervenções em rodovias como a CE-293, no trecho Missão Velha-Barbalha, no Cariri, e a CE-025, no Porto das Dunas, no intervalo entre a rótula da Cofeco e o entroncamento da Av. Oceano Atlântico.

Além disso, são 315 km de pavimentação, 153 km de restauração e 52 km de recuperação. Com a conclusão dos trabalhos, a população poderá contar com rodovias mais seguras e confortáveis para o deslocamento. E as iniciativas produtivas do Estado ganharão melhores condições para o crescimento, com facilitação de acesso a destinos turísticos e sedes de negócios, além de favorecimento ao escoamento da produção agrícola.

“Isso melhora a trafegabilidade no nosso Estado, além de incentivar a parte do turismo. Uma das rodovias que estão sendo duplicadas é a CE-025, que dá acesso ao Beach Park, é um eixo importante para o turismo no Ceará, e o Governador tem priorizado o turismo como vetor importante no Estado, tanto na área de rodovias como também aeroportuária, tendo em vista o recente aeroporto de Jericoacoara”, afirma o superintendente adjunto de Rodovias da SOP, Felipe Pinheiro.

Pacote de Recuperação de Rodovias Estaduais

Além das ações iniciadas no primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado lançou no último dia 5 o Pacote de Recuperação das Rodovias Estaduais. Nele são contemplados outros 59 trechos de CEs, somando uma extensão de 1.731,9 km, que serão totalmente reformados e sinalizados dentro do prazo de seis meses.

De acordo com o superintendente da SOP, Quintino Vieira, em algumas estradas os serviços previstos nesse pacote já estão sendo realizados. Entre elas, a CE-531 (Estrada Velha do Icaraí), a CE-253 (Pacajus-Cascavel) e a CE-085 (Granja-Camocim).

As obras, que cruzam diretamente 86 municípios, foram divididas em cinco lotes regionalizados que abarcam todo o Estado e estão sendo tocadas por seis empresas.