Ceará recebe seminário Investe Turismo, que irá beneficiar 7 municípios cearenses

10 de junho de 2019 - 11:43

Realizado no Centro de Eventos do Ceará, o seminário contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

O Ceará recebeu nesta sexta-feira (7) o seminário itinerante do programa Investe Turismo, que irá contemplar sete municípios cearenses. Promovido pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Embratur, o programa tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do setor, aumentar a qualidade, incentivar a competitividade e gerar empregos no País. Cerca de 400 gestores, técnicos e empreendedores do setor turístico estiveram no seminário, que foi realizado no Centro de Eventos do Ceará.

“A essência do programa é a parceria. O Investe Turismo reúne ingredientes estratégicos para transformar cidades em grandes destinos turísticos e rotas em experiências memoráveis para os viajantes. O setor vai assumir, definitivamente, sua vocação”, ressaltou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Ele destacou que o programa é uma convergência de esforços para que o setor assuma a missão de ser um forte gerador de empregos do Brasil.

O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, enfatizou o excelente momento do Estado no turismo. “Estamos crescendo mais que a média do Brasil. Temos conquistado novos voos, novos investimentos, o que tem impactado não só o setor, mas todo o Estado. O Investe Turismo vem para contribuir com essa boa fase do nosso turismo, trazendo um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor”.

O diretor do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, frisou que mais de 90% dos empreendimentos no Estado vem de pequenos negócios. “Nosso trabalho é fortalecer os destinos turísticos na região cearense. Mais do que isso, é fundamental que os pequenos negócios ganhem um capítulo no plano de desenvolvimento do Governo Federal e do setor turístico”. Além de Fortaleza, o Investe Turismo irá beneficiar os municípios da Rota das Emoções (Trairi, Jijoca de Jericoacara, Camocim, Cruz, Barroquinha e Chaval).

Além de participar do seminário, o ministro se reuniu com o governador Camilo Santana e com o secretário Arialdo Pinho para tratar de projetos prioritários do Ceará e fortalecer ações desenvolvidas em parceria pelo Governo Federal e Estado em favor do setor.

 

Fotos: Roberto Castro/MTur