Movimentação de passageiros internacionais no Aeroporto de Fortaleza cresce 103% após hub

6 de maio de 2019 - 09:34

Um ano após o início das operações do hub da Air France/KLM, o Estado já colhe os resultados do aumento no número de voos. De maio de 2018, quando o hub começou a operar, até março de 2019, dados consolidados mais recentes, a movimentação de passageiros internacionais cresceu 103% no Aeroporto de Fortaleza em comparação com o mesmo período do ano anterior. Passou de 232.073 para 473.158 passageiros estrangeiros após o hub. Hoje, o centro de conexões conta com um voo diário para a Europa, sendo três para Paris (Air France) e quatro para Amsterdã (KLM).

O incremento doméstico também cresceu, saltando de 5.290.224 entre maio de 2017 e março de 2018 para 6.126.922 no mesmo período do ano seguinte, um aumento de 15%. No geral, a movimentação de passageiros cresceu 19%. “Esses números mostram a força do hub. Nossa localização privilegiada e os incentivos que oferecemos foram fundamentais para a operação dos voos durante todos os dias da semana. A chegada do hub atraiu também novas companhias e o bom resultado tem feito com que mais empresas nos procurem”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

“Tivemos um crescimento muito rápido em pouco tempo. Começamos com quatro voos e já estamos com sete. Este ano, vamos capitalizar mais a capacidade, trocando de aeronave a partir de novembro. Isso representa um aumento de 12%”, destaca Jean-Marc Pouchol, diretor da Air France/KLM. Ele aponta que no início, os estrangeiros eram minoria. Hoje representam 60% dos passageiros. “Temos uma taxa de ocupação média de 90%. As reservas para os próximos seis meses permanecem nessa média, mesmo com o aumento no número de acentos. Isso significa que o mercado está acompanhando”, completa.

Para Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), esse aumento tem sido sentido. “A ocupação hoteleira tem crescido e Fortaleza já está se consolidando como um destino internacional, passando a ser também um portão de entrada para esse mercado que até então ficava restrito a São Paulo e Rio de Janeiro. Os hotéis estão preparados todos os dias do ano porque a máquina não pode parar. Por isso temos investido no marketing e em capacitação pra não perder essa oportunidade”.

Juazeiro do Norte

Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da GOL, anunciou nesta sexta-feira (3), que a companhia irá oferecer um voo entre Fortaleza e Juazeiro do Norte e outro entre Guarulhos e Juazeiro do Norte, que deve operar quatro vezes por semana, suprindo a demanda deixada pela Avianca.