Taxa de ocupação hoteleira chega a 81,6% no Ceará nesta alta estação

22 de julho de 2016 - 14:33

Número é de 83% nas principais praias dos litorais Leste e Oeste e de 71% na Capital

A taxa de ocupação da rede hoteleira no Ceará atingiu 81,6% esta semana. Em Fortaleza, esse número está em 71,3%, mas nas principais praias dos litorais Leste e Oeste a média é de 83%. Com 92,8%, Canoa Quebrada é o destino com maior ocupação dos hotéis, seguida por Jericoacoara (89,5%), Cumbuco (88%), Porto das Dunas (82%), Trairi (80%) e Praia das Fontes (68%). Os dados são da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

“Estamos em um momento difícil para a economia do Brasil, as pessoas estão pensando mais antes de gastar. Prova disso é que o mês de julho começou com menos ocupação, mas já está melhorando e deve crescer um pouco mais na segunda quinzena”, aponta o secretário Arialdo Pinho. A expectativa é conseguir chegar ao mesmo número de julho do ano passado, quando o Ceará recebeu cerca de 360 mil turistas.

O secretário destaca ainda uma mudança no perfil do turista em Fortaleza. “Estamos com um bom índice nos hotéis, mas hoje em dia muita gente está optando alugar apartamento e reservando pela internet no Airbnb e Booking, por exemplo. Isso permite que o turista vivencie mais a cidade e aumente a quantidade de dias de permanência em Fortaleza”, completa.

Campanha

A Setur deu início no fim de junho a uma nova campanha para incentivar o turismo regional, nacional e internacional especialmente nesta alta estação. A campanha Descubra Ceará envolve TV, rádio, jornal e será veiculada até o fim deste mês. Na internet, o foco é o mercado estrangeiro e a veiculação será até janeiro de 2017.  Ao todo, serão investidos cerca de R$ 8 milhões.

Na publicidade de TV, são R$ 2,8 milhões, com foco principal nos mercados Brasília, Recife, Natal, Teresina, São Luís e Belém. A campanha regional, com destaque para os jornais e rádios, tem investimento de R$ 570 mil. “Queremos estimular o turismo interno especialmente nessas férias de julho. Mostrar que o cearense tem muito pra aproveitar e conhecer da sua terra”, acrescenta.

Para o mercado internacional, o investimento maior será na internet: R$ 4,6 milhões. A campanha terá como mercados principais Alemanha, Argentina, Colômbia, França, Espanha, EUA, Itália e Portugal.

Dados de 2015

O Ceará recebeu cerca de 360 mil turistas nas férias de julho de 2015, com ocupação de 77% da rede hoteleira (hotéis, flats, pousadas e albergues) durante o período. O número teve uma pequena redução (2,5%) se comparado ao mesmo período de 2014, época em que foi realizada a Copa do Mundo. No entanto, houve acréscimo em relação ao ano de 2013, quando o Ceará recebeu 350 mil turistas no mês de julho.

Yanna Guimarães
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
(85) 3195.0211 / 98956.0331
yanna.guimaraes@setur.ce.gov.br