Governo do Estado inicia obras da via de acesso à Praia do Preá

22 de janeiro de 2016 - 00:00

Orçada em R$ 4,5 milhões, a obra deve durar seis meses e facilitar o acesso à praia de Jericoacoara

O governador Camilo Santana assinou na manhã desta quarta-feira (13) a ordem de serviço das obras de pavimentação da via de acesso à Praia do Preá, no município de Cruz, Litoral Oeste do Ceará. “Amanhã, o município completa 31 anos de emancipação política e, para comemorar a data, assino hoje esta ordem de serviço, que beneficiará tanto os moradores quanto os turistas que visitam a belíssima Praia do Preá. O que era um sonho antigo da comunidade, agora será realidade”, afirmou.

Preá 01Com 12,9 km de extensão, o trecho é de grande importância para o desenvolvimento turístico da região de Jericoacoara, que recebe cerca de 500 mil visitantes por ano. O investimento é da ordem de R$ 4.571.181,52 do tesouro estadual. A obra faz parte do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur) e deve ser concluída em um prazo de seis meses. O programa também é responsável pela ampliação das CEs 085, 187 e 162 e tem valor total de US$ 173.533.299,95, sendo US$ 112 milhões financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O prefeito de Cruz, Adalto Mendes, falou sobre o benefício e deu mérito aos moradores da cidade. “Esse é, sem dúvidas, o melhor presente que o governador poderia dar aos moradores desta localidade, que nunca perderam a esperança e hoje são testemunhas da concretização desse sonho coletivo. Todos ganharemos com essa estrada. Portanto, divido essa alegria com todos os gestores que já passaram pela prefeitura, mas principalmente com a população de Cruz”, disse.

Preá 02A comerciante Vera Muniz, de 43 anos, falou sobre o benefício da estrada para a comunidade. “Finalmente vamos deixar de sofrer. É muito ruim, por exemplo, procurar atendimento médico e levar horas para se deslocar até o município vizinho. Sem contar com o incremento na economia que teremos, pois os turistas vão invadir nossa região, já que o acesso à praia será facilitado. Não tenho dúvidas de que essa estrada, que é uma reivindicação antiga da comunidade, só vem nos beneficiar”, afirmou.

O guia turístico Artur Novaes, de 35 anos, disse que a via aumentará a demanda de trabalho dos guias turísticos da região. “Essa estrada não vai só facilitar o nosso trabalho como aumentar a demanda, pois muitos turistas utilizam o trajeto para se deslocar até a Praia de Jericoacoara. Em média, no período de alta estação, levamos cerca de 100 veículos, por dia, até Jeri. Com essa estrada, devemos aumentar para 200 automóveis, por dia. Fico muito feliz, em saber que o Governo do Estado está olhando para nosso município’, pontuou.

Visita à obra da escola

Após o evento, acompanhado de uma comitiva, o governador visitou as obras de uma Escola de Ensino Médio do município e analisou o local. “Voltarei, em breve, ao município para entregar este equipamento. Analisarei ainda, com a minha equipe, a possibilidade de contemplar a cidade com uma Escola Profissionalizante, para que os jovens já possam sair do ensino direto para o mercado de trabalho”, argumentou.

A solenidade contou ainda com a presença do superintendente do DER, Sérgio Azevedo; da secretária executiva da Setur, Luciana Lobo; do secretário Dedé Teixeira (SDA); do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; além de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.

Foto: Marcos Studart

Com informaçõs da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil