Equipamentos do projeto Praia Acessível são apresentados à primeira-dama do Estado

15 de janeiro de 2016 - 13:34

As atividades do projeto “Praia Acessível”, que será implementado em Fortaleza, serão iniciadas no dia 17 de fevereiro

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, acompanhada da coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante; do titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, e do secretário de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, receberam nesta quinta-feira (14) os equipamentos que serão instalados na Praia de Iracema para o funcionamento do projeto “Praia Acessível”. Com idealização do Governo do Estado, o projeto será executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza a partir de 17 de fevereiro e tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias.

Os equipamentos foram montados no jardim da Praça Luíza Távora para serem apresentados às autoridades. A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h, e no período de alta estação (janeiro, julho e dezembro) será realizado de segunda a segunda. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura será responsável pela infraestrutura e logística.

O “Praia Acessível” beneficiará muitos cearenses. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 2.340.150 pessoas com deficiência no Ceará, sendo 27,69% da população residente no Estado que possui algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com a pesquisa, existem quase 840 mil idosos, o que representa 10% da população cearense. Para a primeira-dama, o projeto representa um grande avanço para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e idosos. “Eleva a autoestima dessas pessoas, não só pelo acesso à praia, mas o convívio com outras pessoas. Estamos nos dedicando a este projeto desde o início do ano passado. Nos reunimos com as entidades representantes do movimento da pessoa com deficiência para ouvir as necessidades. Agora, faltam os últimos ajustes. Quero agradecer o empenho do governador Camilo Santana que está empenhado em trazer o projeto para o Ceará e com a parceria da Prefeitura vamos concretizar esse sonho”, ressaltou. Ela destacou ainda que a iniciativa também contemplará as crianças deficientes do Ceará. “É mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará que proporcionará oportunidade de lazer para as nossas crianças”, completou.

Isabele citou que a implantação do projeto foi baseada em experiências exitosas do País. Entre elas, as realizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. A primeira-dama do Estado e a coordenadora Isabele estiveram, em maio de 2015, na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, para conferir de perto as atividades e toda a infraestrutura do programa pernambucano Turismo Acessível, que envolve o projeto Praia Sem Barreiras.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, destacou que os equipamentos utilizados no projeto são de “primeira qualidade”. “São usados nas melhores praias acessíveis do mundo e nós vamos ter aqui em Fortaleza. A Prefeitura de Fortaleza está preparando toda a infraestrutura do local para dar acessibilidade. Já rebaixamos a calçada, vamos colocar sinal sonoro, pontos de energia e de água. Vamos oferecer um pequeno oásis no meio do deserto, que é a praia para o cadeirante”, pontuou.

A fotógrafa Gigi Athayde, que sofreu um acidente há cinco anos e é deficiente física, está muito feliz com a implantação do “Praia Acessível”. “Esse projeto, na realidade, vem uma hora que não tem lazer para as pessoas cadeirantes, deficientes e idosos. E ainda vão ser agregados várias atividades. Só a cadeira é fantástica, o material é perfeito, o que tem de melhor no mundo, porque eu pesquiso há anos sobre esse material. Vai ser uma felicidade geral dos cearenses, das pessoas que precisam desse tipo de atividade. É muito importante para as pessoas terem um momento de lazer”, citou.

Foto: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama do Estado