Culinária e artesanato cearense vão ao Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

1 de setembro de 2019 - 15:19

As belezas e sabores do Ceará estão ganhando o Brasil. Pela quarta vez, o Governo do Ceará, através das secretarias da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e de Turismo (Setur), participa do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Com as peças da Central do Artesanato Cearense e atividades de culinária do estado, o stand Descubra Ceará esteve em Minas Gerais de 23 a 25 de agosto e estará de 30 de agosto a 1º de setembro.

Das panelas em argila no fogo vêm os aromas familiares da peixada, do baião e da muqueca. Ao sentar à mesa, o couro e as cores de Espedito Seleiro nos bancos. Acolhendo os pratos, a renda de bilro e o richelieu representam os fios e tecidos. Nas prateleiras do ambiente, a arte popular do Cariri, os itens em palha e tantas outras belezas que se unem aos pratos e fazem com que os visitantes se sintam em solo cearense. “O Governo do Ceará investe no artesanato porque entende ser uma forte estratégia de promoção do desenvolvimento local, da geração de ocupação e renda e da manutenção do homem do campo no seu local de origem. Estar no Fartura mostrando nossa arte, nossa cultura e nossa culinária é fundamental para divulgar o que o Ceará tem de bom”, enfatiza a primeira-dama do estado, Onélia Santana.

Com a participação no festival, que em sua última edição em Fortaleza reuniu 47 mil pessoas em dez dias, o Governo do Estado investe R$ 81 mil na promoção da cultura e reforça a apresentação do talento do povo cearense em todo o País. “Temos buscado mostrar o artesanato cearense nas principais feiras nacionais. O Fartura já se consolidou no calendário turístico e isso nos leva até ele. Além disso, entendemos que aliar gastronomia e artesanato, dois ícones da cultura de um povo, só engrandece nossa arte”, destaca Socorro França, titular da SPS.

Com mais de 200 atrações nas agendas gastronômica e artística, o Festival é considerado a maior festa da gastronomia brasileira. A proposta do stand, que já passou por Brasília e São Paulo em 2019, é contar histórias e celebrar a cultura do estado do Ceará dentro da programação. O chef João Lima é o responsável por ministrar aulas sobre a culinária cearense e preparar para o público pratos típicos com insumos das terras e mares do Ceará. “Além de contar como o cearense cozinha, levamos ao festival produtos da agricultura familiar com o intuito de contar histórias da cozinha afetiva, tendo como cenário as lindas peças da CeArt”, destaca o chef.

O Descubra Ceará está na Praça Senac do Conhecimento, que reúne as atividades de aulas práticas, degustação e espaço interativo para os visitantes. Em novembro deste ano, o stand estará no Festival Fartura em Fortaleza.