Acesso a Informação

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Acesso Rápido

Redes Sociais

Página Inicial PLANO DE MARKETING
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Plano de Marketing
Qua, 23 de Novembro de 2016 16:43

O Estudo de Mercado dos Polos Turísticos do Estado do Ceará é parte componente do PRODETUR Ceará, tendo abarcado os três polos que fazem parte do programa: Litoral Leste, Chapada da Ibiapaba e Maciço do Baturité. Executado durante o ano de 2011, o estudo é pioneiro no mercado turístico brasileiro, abarcando pesquisas e estudos junto a diferentes atores do setor de turismo: operadores, demanda atual, demanda potencial, oferta turística e concorrência.

A pesquisa de demanda potencial, que utilizou o método de preferências declaradas, é inédita no setor de turismo brasileiro. O resultado das pesquisas e estudos forneceu as bases para a elaboração de um estudo de compatibilização entre oferta e demanda turística, que permitiu a seleção dos destinos e investimentos prioritários em cada um dos polos. Os principais
resultados dos Estudos de Mercado são apresentados na sequência.

POLO LITORAL LESTE

O que leva os visitantes ao Polo Litoral Leste hoje?

O Polo Litoral Leste tem atualmente grande inserção na carteira de produto dos operadores nacionais e internacionais.
Os visitantes do Polo são atraídos principalmente por sol e praia (mais de 55% dos entrevistados).
O banho de sol e de mar são as principais atividades realizadas durante as visitas aos destinos do Polo. Atividades complementares ainda são escassas.

Quem é o turista recebido pelo Polo Litoral Leste hoje?

Perfil das viagens

O público doméstico normalmente utiliza avião e viaja com família, amigos ou em casais, em grupos de até quatro pessoas. O público internacional utiliza avião e viaja em grupos de amigos e
família ou sozinho, normalmente em grupos menores, com até três pessoas.
Mais de 40% do público é excursionista, ou seja, apenas passa o dia no Polo. Hotéis e pousadas são os principais meios de hospedagem utilizados no Polo (mais de 65% dos visitantes).
A maior parte das viagens é independente. 40% dos visitantes domésticos e 20% dos internacionais utilizam serviços de agências de viagem.

Principais emissores

- Doméstico: São Paulo (23%)

- Internacional: Itália (39%)

Duração das viagens

- 4,17 dias (média)

Gasto médio do público visitante (diário e per capita)

- R$ 115,99

Conhecimento do destino

A taxa de retorno ao Polo Litoral Leste é significativa:
- Mais de 64% dos turistas domésticos já tinham visitado o Polo.
- Mais de 50% dos turistas internacionais já tinham visitado o Polo.

A indicação de amigos e parentes e o conhecimento prévio do destino são as principais formas de obter informação sobre o Polo Litoral Leste.

Plano de Marketing (versão PDF)

 

 

 

 

 

 

 

Calendário

Março 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1