Redes Sociais

Página Inicial NOTÍCIAS Secretaria do Turismo promove capacitação de 3 mil profissionais do turismo no Estado
Aumentar texto Diminuir texto
Ter, 19 de Setembro de 2017 00:00

Os cursos serão realizados pelo Senac nos municípios de Ubajara, São Benedito, Viçosa, Guaramiranga, Redenção, Mulungu, Palmácia, Aquiraz e Beberibe

A Secretaria do Turismo do Estado Ceará (Setur) vai promover até março de 2018 uma série de cursos de capacitação de profissionais e incentivos às empresas do setor. Serão ofertadas 120 turmas, que beneficiarão 3 mil pessoas nos polos turísticos Maciço de Baturité, Ibiapaba e Litoral Leste. A qualificação dos profissionais, que faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), tem investimento de R$ 2 milhões e será executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE).

Os cursos serão realizados nos municípios de Ubajara, São Benedito, Viçosa, Guaramiranga, Redenção, Mulungu, Palmácia, Aquiraz e Beberibe. Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao turista nas regiões de serra, sertão e litoral do Estado, serão ofertados cursos como: Inglês Básico para Turismo; Elaboração de Projetos Turísticos; Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade; Planejamento e Elaboração de Roteiros Turísticos; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Sustentabilidade e Cidadania Ambiental, entre outros.

A qualificação profissional será executada de acordo com os objetivos do Prodetur, que tem como foco o fortalecimento da Política Nacional de Turismo e a consolidação da gestão turística de modo democrático e sustentável, alinhando os investimentos regionais, estaduais e municipais ao modelo de desenvolvimento turístico projetado pelo Ministério do Turismo para o país. Dessa forma, o programa visa a geração de emprego e renda, em especial para a população local.

De acordo com Juliana Brauner, coordenadora do Prodetur no Ceará, esses cursos são muito importantes para desenvolver o turismo nessas regiões do Estado, que recebe um número considerável de visitantes. “São fundamentais principalmente para atender e fortalecer a mão de obra que trabalha nos setores produtivos do turismo. Não apenas o trade turístico, mas o artesão, o comerciante, por exemplo”, ressalta.

“Como instituição responsável pela educação profissional dentro do Sistema Fecomércio Ceará, estamos satisfeitos em contribuir para o fortalecimento do segmento de turismo no interior, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento do Estado”, destaca a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins.

Yanna Guimarães
Assessora de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
(85) 3195.0211 / 98956.0331
www.setur.ce.gov.br