Redes Sociais

Página Inicial NOTÍCIAS Governador supervisiona obras do Aeroporto de Jericoacoara
Governador supervisiona obras do Aeroporto de Jericoacoara
Sáb, 01 de Abril de 2017 00:00

Aeroporto, construído pelo Governo do Ceará no município de Cruz, receberá voos comerciais a partir de maio

O governador Camilo Santana supervisionou nesta sexta-feira (31) as obras do Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz. Previsto para ficar pronto em junho deste ano, o aeroporto vai operar com capacidade para 1,2 mil voos por ano e será fundamental para o turismo do Litoral Oeste do Estado. O primeiro voo comercial deverá ser realizado em maio, pela companhia aérea Azul, no trajeto Campinas (SP)/Recife/Jericoacoara.

"A parte física está praticamente concluída. Já estamos com todas as obras exigidas pela Anac e agora estamos esperando a fiscalização do órgão para autorizar a operação. O Estado também foi o responsável por todas as obras do entorno para facilitar o acesso", afirmou o governador.

170331 OBRAS CRUZ MG 12251De acordo com o governador, o Estado tem trabalhado para atrair também a companhia GOL. "A partir do momento em que o aeroporto for regulamentado pela Anac, já podemos ter voos da companhia Azul, que será direto de São Paulo (via Campinas). Estamos trabalhando também para termos um voo da Gol e voos regionais dentro do próprio Ceará. Portanto, é um aeroporto que vai atender não só os nossos turistas, mas também os municípios vizinhos: Acaraú, Camocim, Marco, Cruz. Não tenho dúvida de que será um aeroporto com fluxo muito importante para a região e para o desenvolvimento do turismo", acrescentou.

Em relação ao acesso ao aeroporto, o chefe do Executivo cearense explicou que o Estado vai investir na duplicação de trechos da CE-085. "Estamos com o projeto de duplicar toda a CE-085, que dá acesso ao Litoral Oeste, assim como aconteceu com a CE-040. A ideia é que as duas CEs litorâneas do Ceará possam ser duplicadas para facilitar o acesso do turista, da economia e do fluxo de cargas. 170331 OBRAS CRUZ MG 11981Entretanto, como é um trecho muito longo na CE-085 e ainda não temos os recursos, vamos priorizar o trecho que Itarema a Acaraú. O DER já está com o projeto e vamos incluí-lo em mais uma etapa do Programa Ceará de Ponta a Ponta", concluiu o governador.

A visita ao aeroporto foi acompanhada pelo secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes; pelo secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; pelo superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, pelos deputados João Jaime, Dr. Duquinha e Sérgio Aguiar, além de prefeitos e lideranças políticas da região.

Saiba mais

O novo aeroporto recebeu investimento de R$ 73,9 milhões, do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo. As empresas responsáveis pelas obras são: AMP Engenharia (terminal); Construtora E&J (acesso) e Consórcio SBS Contern (pista).

Estradas

R170331 OBRAS CRUZ MG 1182Nesta sexta-feira o governador visitou ainda as obras da estrada que liga o município de Cruz à praia do Preá. Antigo sonho dos moradores da região, a via tem 12 km e está 90% concluída. O investimento é de mais de R$ 6 milhões, por meio do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur). Camilo Santana também foi à Escola de Ensino Médio Raimunda Silveira de Souza Carneiro, que já está em uso pelos jovens do município.

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do ceará