Ferramentas Pessoais
Página Inicial / O que fazer / Turismo Ecológico / Parque Nacional e Áreas de Proteção Ambiental

Órgãos Vinculados

 
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Parque Nacional e Áreas de Proteção Ambiental

por ploneivia última modificação 10/12/2008 17:31

A preocupação com preservação das belezas naturais é uma constante no Estado. Governo, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais trabalham em prol da preservação das encantadoras paisagens existentes no Ceará. Para tanto, algumas áreas foram instituídas Parques Nacionais e Áreas de Proteção Ambiental, sob a coordenação de órgãos governamentais.

Os Parques Nacionais foram criados para preservar integralmente áreas naturais sob os aspectos ecológico, beleza cênica, científico, cultural, educativo e recreativo. Com uma área de 563 hectares, o Parque Nacional de Ubajara é um exemplo de conservação de floresta de serra úmida em região semi-árida. No parque, os turistas podem apreciar a caatinga, o cerrado e a Mata Atlântica. Outro importante Parque Nacional é o de Jericoacoara, criado para preservar a área costeira, possuindo 8.416,08 hectares de área.

As Áreas de Proteção Ambiental também contribuem para a preservação dos recursos naturais do Estado. Elas têm o objetivo de disciplinar o processo de ocupação de terras, protegendo a natureza para assegurar o bem-estar da população. O Ceará possui três Áreas de Proteção Ambiental que protegem vários tipos de ecossistemas: a Chapada do Araripe (sertão), com área de 1.063.000 hectares, Jericoacoara (praia), com 6.443 hectares, e a Serra da Ibiapaba (serra), com 1.592.550 hectares.

Eventos - Maio 2012

Maio
SeTeQuQuSeSaDo
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031